Aviso da FFGB

“É proibido a venda de produtos com cores da selecção”

 

O Secretário-Geral da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) Simão Lucas da Rocha, advertiu que qualquer empresa ou indivíduo que for apanhado a vender as camisolas e cachecóis e outros produtos com cores da selecção nacional será punido e castigado conforme manda a lei.

Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira 22 de Fevereiro, Simão Lucas da Rocha disse que ninguém pode fazer a confecção de camisolas, cachecóis e muito menos outros produtos associando com as cores da selecção sem prévia autorização do Governo e da FFGB.

Segundo este responsável, esta medida chegou no momento certo, porque aquilo que aconteceu no primeiro jogo da selecção contra o Quénia é intolerável, mas seja como for já faz parte do passado, “agora não vamos tolerar ninguém, seja quem for”.

“É do conhecimento de todos que desde que iniciamos esta operação de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), nunca recebemos apoios das empresas e das pessoas singulares, e agora existem pessoas que querem enriquecer às custas da selecção, sem dar nenhuma contribuição, isso que nós não vamos admitir”, lançou a réplica.

De acordo com Simão Lucas, todos apoios que os “Djurtus” têm tido até aqui foram somente com o esforço do Governo e exclusivamente do Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior.

“Além da ajuda do Executivo, nós recebemos apenas apoio da empresa de telecomunicações de rede móvel Guinétel. Por isso, esta é a única empresa que pode usar as cores da selecção nacional de futebol, porque foi neste momento que a empresa prestou atenção à equipa nacional”, sublinhou.

Simão Lucas exortou as empresas e as pessoas singulares que pretendem associar os seus produtos com as cores da selecção e camisolas ou cachecóis para que contactem a FFGB ou a Direcção-geral dos Desportos (DGD), no sentido de poderem ser autorizadas a vender os seus produtos em contrapartida do patrocínio à selecção nacional.

Ele pediu à Direcção Geral das Alfândegas e os serviços da Inspecção do Ministério de Comércio, no sentido de ajudarem no controlo e apreensão dos produtos que vão entrar para ser comercializados na sequência do jogo com o Uganda, alegando que esta luta não deve ser somente da FFGB e da DGD.

 

Solução para os espectadores

 

O Secretário-Geral prometeu antes do jogo da Guiné-Bissau com o Uganda as bancadas deste Estádio vão registar algumas mudanças para permitir que o público torcedor da turma nacional possa assistir ao jogo em grande número.

“Já tivemos um encontro com o ministro das Obras Públicas para estudar a forma como fazer arranjos nas bancadas do tapete sintético do Lino Correia, para permitir o maior número de adeptos”.

Segundo ele, as bancadas serão montadas nas zonas laterais do campo e estas poderão ser de madeira.

O orçamento para o segundo jogo dos Djurtus contra a selecção do Uganda em Março, de acordo com a narração do Secretário Geral da FFGB são cento e dez milhões de francos CFA.

 

Yanick Djaló continua na mira da FFGB

 

Respondendo à questão colocada pelos jornalistas, Simão Lucas da Rocha assegurou que os dirigentes do futebol nacional continuam a pensar neste médio-ala do Sporting Clube de Portugal.

“A FFGB está com a porta aberta para receber qualquer guineense que pretende vir representar as cores nacionais não só o Yanick mas também como Ricardo Vaz Té e outros. Chegou o momento seja onde estiver que venha defender a Pátria, porque não é nome do Lobato e nem da FFGB é que está em causa, mais sim é a Bandeira Nacional”, advertiu.

 

Resultados da 1ª eliminatória da Taça da Guiné

 

UDIB 8 Mavegro 7, Cuntum FC 0 Sportig 1, Farim 1 Benfica 3, Bafatá 0 Ingoré 1, Gabú 5 Safim 0, S. Domingos 3 Danfa 0, Canchungo 2 Bula 1, Bolama 1 Portos 3, Bissorã 4 Mansaba 5, Bijagós 5 Balantas 4, Binar 1 Academia 0, Nhacra 1 Cumura 4, Pefine 0 ENB 3, Háfia de Bafatá 5 Ondame 4.

 

Amarante Sampa e Alfredo Sami Nanco (estagiário)

 

Notícias

Líbia

Emigrantes guineenses pedem socorro do Governo...
Ler mais