Discriminação na atribuição de verbas às Federações

 

Responsáveis federativos insurgem-se contra a política do Governo

 

A época desportiva 2011 ainda não foi aberta oficialmente pelo Governo, devido à negligência dos titulares da pasta da Juventude Cultura e Desportos, nomeadamente o ministro, o secretário de Estado e o Director Geral dos Desportos.

A grande questão que se coloca é como é que as restantes federações vão poder funcionar este ano? Haverá apoio ou não do Governo a estas federações. Se ainda não é hora do Governo cumprir as promessas eleitorais na área dos desportos? Haverá ou não os Jogos Escolares que há muitos anos não foram realizados no país?

Em entrevista ao Nô Pintcha, os responsáveis máximos das Federações de Voleibol, Andebol, Ténis, Basquetebol e Atletismo manifestaram-se contra a política do Governo no que tange ao sector Desportivo no país porque são vítimas, em detrimento de futebol, por parte do Executivo. 

Segundo os dirigentes destas modalidades, há muitos anos que as respectivas federações não recebem apoios do Governo para a realização dos campeonatos e algumas actividades, com vista ao cumprimento de calendário desportivo.

Nos últimos anos, as respectivas federações funcionaram com dificuldades e todas as actividades realizadas foram concretizadas devido aos esforços dos seus responsáveis.

Em declarações ao nosso repórter, o presidente da Federação de Andebol, Eugénio Lopes, disse que há quatro anos que lidera a direcção da Federação de Andebol nunca recebeu qualquer apoio do Governo para implementação e cumprimento do calendário desportivo.

A este respeito, disse que tudo o que a Federação de Andebol organiza é e foi graças ao empenho da sua direcção. “Nós constatamos que somos abandonados e, ao mesmo tempo, discriminados pelo Governo em termos de atribuição de verbas”, indignou.

Eugénio Lopes pediu ao secretário de Estado da Juventude Cultura e Desportos e à Direcção Geral dos Desportos para tratarem todas as federações de igual modo, porque o desporto não é só o Futebol mas o mesmo é constituído pelas restantes modalidades desportivas. A título de exemplo, lembrou que Moçambique foi conhecido no mundo graças às medalhas de ouro que a atleta Lurdes Mutola conquistava nas grandes competições internacionais, a nível do Atletismo.

Para esta época desportiva este responsável apelou a Direcção Geral dos Desportos (DGD) para colocar à disposição de todas as federações os meios necessários para a realização dos campeonatos. “No mundo não é todas as pessoas que gostam de jogar o futebol há pessoas que gostam de praticar outras modalidades”, defendeu.

Garantiu que com o apoio ou sem apoio do Governo a sua federação vai organizar o campeonato nacional de Andebol no mês de Fevereiro, aliás como tem sido hábito nestes últimos anos.

O mesmo recordou que esta Federação fez no dia 19 do mês de Janeiro a escritura pública no Cartório Notarial da Guiné-Bissau.

Por seu lado, o presidente da Federação de Voleibol da Guiné-Bissau, Aníbal Pereira Batista, salientou que na época passada não receberam nenhum “tostão” por parte do Governo para a realização do campeonato, razão pelo qual só conseguiram organizar o campeonato de sénior e alguns torneios só com os meios dos dirigentes.

Aníbal Batista lamentou que no ano passado não conseguiram premiar os clubes, atletas, árbitros e dirigentes por falta de meios e apoios, alegando que a DGD não desbloqueou a verba que tinha que desbloquear para as Federações.

No que toca com a abertura oficial da época Desportiva que até agora o Governo não se pronunciou, este responsável disse não perceber o porquê de tanto atraso e também disse não ter recebido qualquer informação contrária. “Enquanto executor, estamos preparados para começar a qualquer momento e a qualquer hora que formos comunicados, participaremos na cerimónia”, esclareceu.

Lembrou que aquando da tomada de posse da sua direcção, o Director Geral dos Desportos Fidélis Forbes prometeu que a FVGB vai merecer toda atenção do Governo porque foi, na altura, a única Federação legal, mas toda esta promessa acabou por se afundar no fundo do mar.

Para a época 2010/2011 Aníbal Pereira Batista, pediu à DGD para fazer no mínimo, no sentido de ajudar as federações na organização dos campeonatos nacionais.

Este responsável revelou que ainda neste ano, a FVGB pretende construir um campo para Voleibol de Praia de que o país não dispõe. Segundo ele, a falta deste complexo desportivo tem influenciado muito no rendimento dos atletas nas competições internacionais.

Com apoio ou sem apoio Aníbal garantiu que a Federação de Voleibol vai organizar o campeonato nacional tal como no ano passado.

O Secretário Geral de Federação de Ténis da Guiné-Bissau, (FTGB) Lello Té, disse que todos os insucessos que as diferentes federações conseguem nas competições internacionais são por culpa do Governo porque não apoia a prática do desporto, permitindo e contribuindo não somente para uma participação nacional e internacional, com todos os povos do mundo.

Apelou ao Executivo para prestar atenção às outras federações, como tem vindo a fazer com o Futebol porque todas estas modalidades fazem parte do desporto.

 

Alfredo Sami Nanco (estagiário)

 

Notícias