Campeonato Nacional da I Divisão

Benfica trava e afasta Sporting da liderança

 

O Sport Bissau e Benfica (SBB) atropelou e afastou, na 6ª jornada do campeonato nacional de futebol da I divisão, o Sporting Clube de Bissau (SCB) na liderança da prova, permitindo assim que Bissorã e Cuntum FC assumissem o comando deste maior escalão de futebol guineense. As “águias” bateram os “leões”, no passado dia 5 de Fevereiro, no estádio “Lino Correia”, por 1-0, com o golo de Emiliano marcado ao cair do pano.

O técnico dos diabos vermelhos, Pedro Dias, travou a cobiça do seu companheiro de Sporting Abu Mané que elegeu a conquista do campeonato como um desafio a não perder.

Este jogo de sábado passado foi uma distracção muito estratégica para os dois técnicos, porque na altura quem montasse o melhor esquema sairia vencedor, tendo nesse sentido o Pedro Dias usado a sua experiência, que valeu a vitória ao Benfica.

O Benfica, mesmo com a expulsão de Sulai (vulgo Muntari) aos 43 minutos da partida, conseguiu gerir o tempo e foi a equipa mais agressiva perante um Sporting que jogava em superioridade numérica. Nem parecia!

O treinador do Sporting, Abu Mané (vulgo Quecuto), ainda fez algumas mexidas na equipa, mas mesmo assim não conseguiu sacudir a pressão do adversário, que tinha uma estrutura bem montada.

Assim sendo, Quecuto terá que montar um novo sistema táctico para o próximo jogo, isto é se quiser voltar à liderança do campeonato.

Nesta 6ª jornada, o Cuntum FC arrancou três pontos em condição de visitante no difícil terreno dos Balantas de Mansoa. Venceu por 1-0 no estádio Corca Sow. Esta equipa sensacional de Cuntum, que subiu de divisão na época passada, está a fazer um campeonato surpreendente.

Recorde-se que o Cuntum FC, só esta época, já bateu o Sporting por duas vezes, nomeadamente na Taça da Liga e no campeonato. Por isso está cada vez mais uma pedra no sapato para as consideradas as equipas grandes.

Por seu lado, o Atlético Clube de Bissorã (ACB) continua a “devorar” os seus adversários. No jogo deste fim-de-semana derrotou o Sporting Clube de Bafata por 2-0 em sua casa.

Com esta vitória, o ACB assumiu a liderança do campeonato ao lado de Cuntum FC, ambos com 11 pontos, SCB está na terceira posição da tabela classificativa com 10 pontos, seguidos do Benfica 9 pontos, Canchungo 8 pontos, Bafatá 7 pontos.

Os Portos de Bissau que estavam na linha de água na 5ª jornada, subiram para a 7ª posição, após a vitória diante da Mavegro, somando agora 7 pontos, mais um que os Balantas de Mansoa. Nos lugares de despromoção estão agora a Mavegro e o Binar com 6 e 3 pontos, respectivamente.

         

Alfredo Sami Nanco (Estagiário)

Notícias