Cooperação bilateral

Índia Pretende alargar áreas de Cooperação Com Guiné-Bissau

- garante o seu Cônsul Honorário

 

O governo indiano pretende alargar as áreas de cooperação com a Guiné-Bissau nos próximos tempos, revelou o Cônsul Honorário deste país asiático na Guiné-Bissau.

Mohan Dodani afirmou que a presença dos indianos na Guiné-Bissau não se resume apenas em actividades comerciais, mas sim, irão incentivar investimentos nas áreas sociais, nomeadamente agricultura, energia, saúde, educação e transportes.

Explicou que, a Índia quer dinamizar a sua cooperação com a Guiné-Bissau e a título de exemplo, abriu em meados de Maio do ano findo, o seu Consulado na capital guineense.

Declarou que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, irá efectuar uma visita de trabalho à Índia de 18 à 19 de Fevereiro próximo com objectivo de reforçar os laços de amizade entre os dois países e povos.

Declarou ainda que, a comunidade indiana residente da Guiné-Bissau vai construir brevemente um orfanato em Bissalanca, arredores de Bissau, de forma a ajudar o governo da Guiné-Bissau em aliviar acções a favor das crianças mais carenciadas.

Disse que o referido projecto será orçado em cerca de 9 à 10 milhões de francos CFA e será concluído dentro de seis meses.

 “Estamos muito satisfeitos com o desempenho deste executivo de Carlos Gomes Júnior”, elogiou o Cônsul da Índia, acrescentando que o seu país dispõe de uma verba no valor de 500 milhões de dólares no âmbito do projecto denominado Team-9, para apoiar o processo de desenvolvimento dos países africanos, adiantando que, desse montante, 25 milhões serão destinados à Guiné-Bissau.

Disse que, na próxima campanha de comercialização da castanha do caju, a presença dos empresários indianos vai aumentar devido a crise na Costa de Marfim e pela qualidade da castanha guineense.

Mohan Dodani frisou que, os indianos residentes na Guiné-Bissau, celebraram no passado dia 26 do corrente mês, o Dia da República Indiana, tendo na ocasião, concedido ao orfanato Casa Emanuel em Bissau, donativos em materiais de construções, nomeadamente, cimentos e varões de ferros.

Informou que, existem actualmente na Guiné-Bissau cerca de 60 cidadãos indianos.

 

In ANG

 

 

 

Notícias