José Medina Lobato durante o balanço do jogo da preparação com a Gambia

“Desporto é a força da união entre guineenses”

- defende o presidente da FFGB

 

O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), defendeu que o desporto, em particular o futebol, representa a força da união entre os guineenses, apelando o Governo e os patrocinadores a apoiarem a selecção nacional na sua campanha para o CAN 2012.

José Medina Lobato, que fazia o balanço do jogo da preparação com a Gambia realizado em Lisboa, na qual a equipa nacional saiu vencedora, afiançou que a Selecção Nacional de Futebol está no caminho certo, porque de jogo a jogo a equipa nacional tem vindo a crescer de rendimento e de performance.

Segundo Lobato, a prova disso foi o recente jogo amistoso contra a selecção da Gâmbia onde a turma nacional teve grande exibição e bom resultado. “Foi um jogo em que ninguém esperava a vitória ‘gorda’ tal como aconteceu”, disse.

De acordo com este dirigente, os resultados começam a aparecer, restando agora apoios e trabalhos de todos os filhos da Guiné-Bissau, e não só, também a todas as empresas que operam no mercado nacional.

Lobato apelou às empresas nacionais e estrangeiras para apoiarem a selecção de todos nós, e espera que estes apoios aconteçam na hora exacta, para que não venham a ser em cima dos joelhos como acontece várias vezes no país.

O presidente da FFGB disse que recebeu garantias dos jogadores guineenses que militam no futebol europeu que, a qualquer momento que forem chamados, estarão aptos para representar o país sem nenhuma condição.

“Sei que nos próximos tempos o seleccionador nacional terá grandes dificuldades em convocar os jogadores para a selecção, porque daqui por diante haverá mais jogadores interessados em vir representar as cores da Bandeira Nacional. Mas nós, como os dirigentes, ajudaremos a gerir esta situação e todos os que amanhã não farão parte do jogo contra a Uganda teremos a porta aberta para os receber”, garantiu.

Segundo ele, todos os aparatos que estão a ser criados em torno da selecção demonstram a grandeza deste projecto. Por isso, o mesmo deve ser abraçado com toda a responsabilidade.

Sobre o jogo com a Gambia, o líder federativo baptizou o triunfo dos Djurtos como uma vitória da unidade nacional, porque ela é de renascimento de esperança e de glória entre os guineenses.

Garantiu que o resultado que os Djurtos obtiveram no Portugal contra a Gâmbia é o mesmo resultado que vai repetir aqui no país no jogo frente a selecção do Uganda no mês de Março.

Referindo-se ainda ao jogo da eliminatória para o CAN 2012, que coloca frente a frente as selecções nacionais da Guiné-Bissau e do Uganda, José Medina Lobato asseverou que o Governo e a FFGB vão envidar esforços para que os adeptos que não vão conseguir bilhetes de ingresso no campo possam assistir o jogo através de um ecrã gigante que será montado no exterior do estádio.

Instando a pronunciar-se sobre uma forte deslocação dos dirigentes com a caravana da selecção, Lobato garantiu que isto vai continuar a ser visto porque cada pessoa que integra a delegação tem a sua missão a cumprir, ninguém vai de mãos a abanar, mas “todas eles estão lá para ajudar a selecção”.

 

 

Caixa

 

Djurtus

 

Djurtu sai ku bu balentascu

Bu bimuninu

Nes tempo de djumblumani

No fiança i só na bó

 

Djurto sai ku bu balentascu

Bento ragaçanu cancra

Abo ki no firkidja sagradu

Tchuba i ka goci kina flaca

Obulum na ronca força

Manpussuma na faci façanha

 

Djurtu sai ku bu balentascu

Firmantanu armonia

Sikidu bu bicianu danusis

Pabia kau sucuru badau

Sussu cabeça patchari

 

No faci kinhani

Antes di no nhani

No bai baloba

No bai Igreja

No bai Miskita

No pidi Matchu garandi

Pé topoti di no foronta

Sol di coresma ardigano tchiu

Bridja kinguiti um tiru

 

Djurtu noca tene nada padau

Má nhu ardeus na pagau

Bim lantindam no tirau lens

 

Por: Tcholonadur dvsbungo

 

 

Amarante Sampa e Alfredo Sami Nanco (estagiário)

Notícias