Primeiro troféu de 2011

Voleibol conquista medalha de prata no torneio da sub-zona

         

A primeira medalha do ano 2011 para a Guiné-Bissau é de prata e foi conquistada pela modalidade de Voleibol. Esta proeza (estreia do ano) foi conquistada pela selecção nacional feminina no torneio da sub-zona de Beach Volley (Voleibol de Praia) realizado em Dakar de 8 a 10 de Janeiro no jogo da final disputado entre o Senegal e a Guiné-Bissau.

O Torneio em que participaram duas duplas de cada equipa (quatro jogadores) enquadra-se na fase de eliminatória para os Jogos Olímpicos de Voleibol de Praia a ter lugar em Itália em 2012.

No torneio de Dakar que decorreu na praia de ARAMBI participaram cinco países, pertencentes ao grupo A da Zona II, nomeadamente, Senegal, Guiné-Bissau, Gâmbia, Cabo-Verde e Mauritânia. Além dos atletas, os árbitros (um de cada país) integraram a comitiva. No grupo B figuram as selecções da Guiné Conakry, Mali, Serra Leoa, Libéria e Marrocos.

A nível feminino só participaram as selecções do Senegal (país anfitrião) e a Guiné-Bissau.

Os restantes países não se fizeram representar nesta categoria por falta de meios para deslocação e/ou por não terem uma equipa à altura de competir a nível internacional.

Na categoria masculina, o Senegal ficou em primeiro lugar (medalha de ouro), segundo lugar Cabo-Verde (medalha de prata), terceiro lugar, Gâmbia (medalha de bronze), quarto lugar, Guiné-Bissau e na quinta posição a Mauritânia.

Os rapazes da Guiné-Bissau jogaram cinco jogos só num dia e ficaram esgotados porque não estão habituados a competir a esse nível e naquelas condições. A equipa senegalesa foi quem mais beneficiou com o programa. Os senegaleses jogaram no primeiro dia com a Gâmbia e ganharam e tiveram um repouso absoluto. Cabo-Verde jogou com Mauritânia e ganhou. No dia seguinte, a Guiné-Bissau que esteve de folga no primeiro dia, entrou muito cedo (7H30) na prova defrontando a poderosa equipa de Cabo-Verde e nunca mais descansou até à hora do jogo da final (18H00) entre o Senegal e Cabo-Verde tendo-se sujeitado a “ficar de pé” atendendo às sanduíches com as quais foram “presenteados”. Para quem conhece as regras da modalidade, jogar Voleibol de Praia, com muita areia, sol e vento não é fácil e muito menos para a equipa da Guiné-Bissau que por dificuldades logísticas, não treinou em nenhuma praia.

Aliás, a Guiné-Bissau participou neste torneio graças ao apoio do Comité Olímpico da Guiné-Bissau, através duma verba da Solidariedade Olímpica. A Federação de Voleibol da Guiné-Bissau apesar de ter solicitado um apoio junto da Direcção-Geral dos Desportos e da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desportos, não recebeu qualquer contrapartida do Governo, facto que os seus dirigentes lamentaram. “Viajamos via terrestre em condições muito fatigantes, daí que agradecíamos às nossas autoridades no sentido de, neste tipo de evento, envidarem mais esforços afim de minorar a tarefa de enfrentar uma competição internacional, em qualquer modalidade”, desabafou o Presidente da Federação de Voleibol.

Importa salientar que no final do torneio, todas as equipas participantes receberam 25 bolas, um apoio dado pela Confederação Africana de Voleibol (CAVB).

Segundo o regulamento da CAVB e da FIVB, todos os países que participaram no torneio da sub-zona garantiram o apuramento para o torneio da Zona que se realiza nos meados de Junho e Julho de 2011 em Marrocos. Depois deste seguir-se-á o torneio sub-regional e na final realizar-se-á uma prova a nível continental onde serão conhecidos os cinco países que liderarão o ranking mundial e que serão admitidos a participar nos Jogos Olímpicos de Itália.

A Comitiva para o torneio de Dakar foi composta pelos seguintes elementos:

Amarante Sampa - Secretário-Geral da FVGB (chefe da Delegação), Wilson Macedo Ferreira (árbitro), Delfim Raimundo Cabral (atleta), Aníbal António Soares (atleta), Dicale E. Silva Cabral (atleta), Isnaba Correia (atleta), Esperança dos Santos (atleta), Lete Bassanguê (atleta), Filomena Nanque (atleta) e Aminata Camará (atleta). Além destes, integraram a comitiva, o Presidente da Federação de Voleibol, Aníbal Pereira Batista e o Fisioterapeuta, José Pedro Maria da Silva (Pipi). 

 

Texto: Amarante Sampa

Notícias