Diplomacia

10-02-2011 15:13

Cinco novos embaixadores entregaram cartas credenciais

 

Cinco novos embaixadores entregaram esta semana ao Presidente da República as suas Cartas Credenciais, sendo um residem em Bissau, um em Conakry e dois em Dakar.

Assim, O novo Embaixador da União Europeia (UE), Joaquín González Ducai, com residência em Bissau, disse a imprensa que manifestou ao Presidente da República a disponibilidade em representar os 27 Estados que formam a União Europeia, tendo prometido dar o seu apoio ao processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Instado a pronunciar-se sobre a ameaça da União Europeia de congelar os bens e proibir os vistos de entrada nos seus espaços aos altos oficiais militares guineenses, Joaquín González respondeu que o momento não é oportuno para falar sobre as sanções, uma vez que as medidas não foram levadas a cabo.

Em relação às reformas no Sector da Defesa e Segurança, o diplomata espanhol ao serviço da União Europeia, disse que as autoridades guineenses receberam convite para se deslocarem à Bruxelas em meados de Março, a fim de discutirem assuntos relacionados com a continuidade ou não do apoio da União Europeia nesse sector. 

Importa lembrar que este diplomata europeu vem substituir o italiano, Franco Nulli.

Por sua vez, o embaixador da Serra Leoa que também entregou as suas Cartas Credenciais ao Presidente da República, com residência na Guiné-Conakry, disse que a sua missão é para aproximar os dois países, tendo em conta as relações de cooperação existentes entre os dois países.

Adikalie Foday Sumah prometeu fazer tudo que estiver ao seu alcance para reforçar ainda mais os laços de amizade entre os dois povos, como tem vindo a acontecer. Lembrou que os africanos têm a obrigação de trabalharem para o bem dos seus países e do continente em geral.   

O Embaixador da Mauritânia, Sidi Ould Didi, disse que para além de ter entregue as Cartas Credenciais também entregou ao Presidente da República uma mensagem do seu homólogo mauritaniano, Mohamed Abdal Aziz, sobre a vontade dos dois países de reforçarem as suas relações de cooperação, sobretudo nos domínios das pescas e da segurança.

O Embaixador do Sudão com residência em Dakar, República do Senegal, Khalid Mohamed Farah Elfahl, disse ter trazido ao país as Cartas que lhe acreditam como Embaixador do Sudão na Guiné-Bissau, com a missão de reforçar as relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

O diplomata sudanês explicou que terá também transportado uma mensagem do Presidente sudanês, Omar El Bachir, ao seu homólogo guineense, informando ao Malam Bacai Sanhá sobre o resultado do referendo populacional realizado recentemente naquele país e que deu a vantagem aos independentistas.

Igualmente, o representante da Comunidade Canadiana e das Relações Diplomáticas entre Canadá e Guiné-Bissau, Perry Calderwood, com residência em Dakar, Senegal, entregou as Cartas Credenciais ao Chefe de Estado.

Perry Calderwood informou aos jornalistas que a sua missão principal na Guiné-Bissau é para fazer crescer de forma satisfatória as relações de cooperação existentes entre os dois países, tendo lembrado que no ano passado o seu país financiou vários projectos e programas de desenvolvimento, nomeadamente a formação e treinamento de polícias. “E espero fazer ainda mais”, prometeu.

 

Texto: Seco Baldé Vieira e Aliu Baldé

Fotos: Pedro Fernandes

Notícias

Guiné-Bissau Congo para o dia 02 de Setembro

03-08-2016 13:59
A seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau...

Presidente da Guiné Equatorial cancela visita à sede da CPLP

07-07-2016 10:14
Segundo o secretário-executivo da CPLP, Obiang...

Benfica goleia Mavegro (4-0)

26-01-2016 11:16
  O Benfica goleou o Mavegro, por 4-0,...

Flamengo está de volta

18-01-2016 17:38
Estamos devolta mais uma vez, e queremos que...

Guiné-Bissau defronta Uganda no sábado

24-03-2011 16:18
Selecção Nacional conta com o apoio de todos...

Está tudo em aberto no Campeonato

21-03-2011 11:45
Bissorã assume a liderança da maior prova do...

Jogo Guiné-Bissau/ Uganda

18-03-2011 13:47
Estádio Lino Correia vai aumentar a sua...

Campeonato Nacional da 1ª liga ao rubro

18-03-2011 13:36
  F.C. Cuntum e Bissorã lideram a tabela...

Ranking da FIFA

14-03-2011 10:22
Guiné-Bissau sobe dez lugares   A selecção...

Líbia

25-02-2011 12:22
Emigrantes guineenses pedem socorro do Governo...
1 | 2 | 3 | 4 >>