Cooperação

Combatentes da Liberdade da pátria da Guiné – Bissau de mãos dadas com os combatentes de Portugal

 

O Embaixador Ensa Mahatama Djandy, presidente de Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria da Guiné – Bissau, rubricou no passado mês de Dezembro um protocolo de acordo com a Liga dos Combatentes e Associação dos Deficientes das Forças Armadas de Portugal.

O protocolo rubricado durante uma visita efectuada pelo representante da ACLP da Guiné – Bissau a Portugal, no decurso de um encontro que manteve um com as organizações congéneres português com destaque para a Liga dos Combatentes e Associação dos Deficientes das Forças Armadas de Portugal.

 No final do qual foi produzido um comunicado conjunto no qual se destaca que no encontro mantido com o Comendador José Eduardo Gaspar Arruda, e o General Chito Rodrigues, respectivamente Presidentes da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e da Liga dos Combatentes de Portugal os três combatentes dirigentes, congratularam-se com as excelentes relações existentes entre os dois países.

 No mesmo comunicado reconheceram todavia a inexistência de um quadro legal de cooperação e de solidariedade entre si, condição indispensável para a criação de um ambiente de fraternidade e de amizade que corresponde ao espírito dos estatutos da FMAC – Federação Mundial dos Antigos Combatentes e Vitimas da Guerra, instituição a que as respectivas associações pertencem.  

Congratularam-se com a existência de um Protocolo de Cooperação, existente desde 2007, entre a Liga dos Combatentes e o Instituto de Defesa Nacional da República da Guiné – Bissau.

Ainda os três dirigentes conscientes da ameaça que pesa sobre os respectivos Estados e governos devido à grave crise económica, financeira e social que sacode esporadicamente o mundo, estão convencidos que só a união solidária forte e sem equívocos entre a Associação dos Combatentes dos seus países podem minimizar grandemente os sofrimentos desta camada mais vulnerável das respectivas sociedades.

Neste xadrez, conforme o comunicado, os três dirigentes concordaram alargar esta união as Associações congéneres dos países da CPLP. Para atingir estes objectivos indigitaram a Liga dos Combatentes e Associação dos Deficientes das Forças Armadas e a Associação dos Deficientes das Forças Armadas de Portugal, para promoverem contactos junto das Associações de Combatentes de todos os países da CPLP, tendo em conta a facilidade de contactos existentes em Lisboa, desejando porém, que o encontro destas associações seja realizado antes da Assembleia Geral da FMAC prevista para 2012.

No final, o presidente da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria da Guiné – Bissau, dirigiu aos seus homólogos um profundo agrade- cimento pela forma calorosa e humana como foi recebida durante a sua visita a Portugal e convidou os dois dirigentes congéneres portugueses a visitar a Guiné-Bissau, convite esse que foi aceite, devendo a modalidade desta visita ser programada de comum acordo.

Notícias

Líbia

Emigrantes guineenses pedem socorro do Governo...
Ler mais